Jornalista Regina Valente lança Carta para Minha Mãe, livro em que conta uma história real entre mãe e filha


Em um livro marcante, a jornalista e escritora  fala sobre suas tristezas, angústias e conflitos com sua mãe e mostra caminhos para a compreensão e o perdão nessa relação

São Paulo, setembro de 2023 – Escrito durante a pandemia, entre 2020 e 2021, o novo livro da jornalista Regina Valente, Carta para Minha Mãe (edições Besouro Box, Porto Alegre), conta uma história real de conflitos entre mãe e filha. O livro mostra todas as dificuldades de relacionamento, mágoas e a busca pelo perdão e redenção ao longo de 39 anos – idade da autora em 2019, quando sua mãe faleceu, em decorrência de complicações causadas pelo tabagismo e mal de Alzheimer.

A história começa com o duro (mas necessário) relato sobre os momentos que precederam a morte da mãe. Regina relata, com coragem e simplicidade, o desgastante processo que mexeu com sua estrutura emocional, mental e espiritual, em decorrência da evolução das doenças que acometeram a mãe.

Ao longo das 136 páginas do livro, a autora perpassa partes importantes de sua experiência e traz uma importante reflexão: mesmo com os episódios de agressividade da mãe, que sofria de problemas mentais e emocionais severos, a jornalista nunca desistiu de reconstruir a relação com e sempre acreditou na força do amor que as unia. Mais do que um relato pessoal, Carta para Minha Mãe traz a visão autêntica, sensível e profunda de uma garota que cresceu em uma estrutura familiar muito comum nas casas brasileiras: filha de mãe solteira de pai desconhecido, Regina foi criada pela avó, com o apoio da tia, em um ambiente dominado por mulheres e poucas referências masculinas.

O livro nasceu durante a pandemia e o isolamento social, quando a jornalista se viu em um momento emocional frágil. “Ainda estava processando o luto e sofrendo pela pandemia. Ficava sozinha em casa, só trabalhando, no ambiente em que morava com minha mãe. Era muito triste”, relembra Regina, que viu, nas palavras, uma oportunidade de colocar a dor para fora. “Comecei a escrever para aliviar a angústia que sentia naquele momento tão difícil. Quando me dei conta, vi que aquele conteúdo poderia se tornar público e, quem sabe, tocar mais corações”, relata a jornalista.

A partir daí, páginas de histórias e emoções foram tomando forma, trazendo passagens importantes da vida da autora – nem sempre felizes, mas sempre marcantes e repletas de reflexão. “É uma história real, de pessoas reais, com suas desavenças e mágoas, mas mostra que, no final, o perdão é possível, se tiver afeto e vontade. Espero que minha vivência possa inspirar mais filhos e mães a resgatar o amor verdadeiro”, finaliza Regina.

O livro está à venda no site da Besouro Box, nas principais livrarias (físicas e online) e marketplaces do Brasil.

Sobre a autora

Regina Valente é jornalista e tem mais de 25 anos de experiência em comunicação e imprensa, com passagens por grandes veículos como Estadão e publicações das editoras Globo e Abril. Na comunicação corporativa, tem grande vivência com clientes de diferentes segmentos com atendimento e gestão de comunicação de contas como Nestlé, TecBan, Veloe, Pirelli, Microsoft, Deutsche Bank, Andrade Gutierrez, além de startups, fintechs e empresas da nova economia. Graduada pela PUC-SP, com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo, Regina atualmente é head de PR na agência Pub, do Grupo Nexcom, de São Paulo.

Next Post

No Dia do Cliente, Marcelo Marani, CEO do portal Donos de Restaurantes, fala da valorização dos consumidores para o crescimento empresarial

Em um livro marcante, a jornalista e escritora  fala sobre suas tristezas, angústias e conflitos com sua mãe e mostra caminhos para a compreensão e o perdão nessa relação São Paulo, setembro de 2023 – Escrito durante a pandemia, entre 2020 e 2021, o novo livro da jornalista Regina Valente, Carta para […]

Subscribe US Now