A importância da arte na vida de crianças e jovens com deficiência

REVISTA PRIME

Oficinas de arte da ONG Nosso Olhar oferecem um espaço de inclusão e descoberta para crianças com deficiência intelectual e ocultas e em vulnerabilidade social

A arte na vida de crianças e jovens, seja qual for sua condição, é fundamental. As oficinas de arte gratuitas oferecidas pela ONG Nosso Olhar se destacam como espaços de inclusão e descoberta, abrindo suas portas para crianças de diversas origens.

A inclusão desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade diversificada e empática, e a arte é uma linguagem universal que transcende barreiras, unindo pessoas das mais variadas idades e estratos sociais. Todas as crianças merecem igualdade de acesso a oportunidades de enriquecimento cultural e desenvolvimento pessoal. Independentemente das habilidades individuais, a arte estimula a criatividade, fomenta a expressão e a comunicação.

A ONG Nosso Olhar se destaca ao proporcionar oficinas de arte gratuitas que quebram barreiras e criam um ambiente acolhedor para crianças e jovens, seja qual for a condição, incluindo aquelas com deficiência social e ocultas. A fundadora da organização, Thaissa Alvarenga, enfatiza que a arte oferece uma maneira única de explorar o mundo e compartilhar experiências, permitindo que as crianças se expressem de forma autêntica. “Para as crianças e jovens com Deficiência Intelectual (PCDI), a arte desempenha um papel ainda mais significativo, pois ajuda a superar barreiras, sejam elas físicas ou emocionais, permitindo que compartilhem suas perspectivas únicas com o mundo e promovam a compreensão mútua e a empatia”, afirma.

As oficinas de arte da ONG não se restringem apenas à transmissão de conhecimento técnico. Elas representam uma jornada de descoberta, na qual crianças de todas as origens podem explorar sua criatividade e expressão. As disciplinas oferecidas são variadas, abrangendo desde pintura até teatro, música e artesanato, proporcionando uma ampla gama de opções para os participantes. O ambiente é caracterizado pelo apoio, compreensão e celebração da diversidade, onde as diferenças são valorizadas. As equipes de instrutores, lideradas pelo experiente dramaturgo e ator Kleber Di Lazzare, são capacitadas não apenas para transmitir conhecimento, mas também para adaptar suas abordagens de acordo com as necessidades individuais de cada participante.

Esse trabalho é viabilizado pelo patrocínio de Syn Prop Tech, Shopping Cidade São Paulo, Tegra Incorporadora, Cushman & Wakefield Consultoria Imobiliária, Direcional, Manager Gestão Condominial, Instant Copy e tem o apoio de empresas como Cyrela, Cury Incorporadora e Construtora, Plano&Plano e PopulisRH.

“As oficinas oferecem a todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou contexto social, um espaço para se expressar, criar e aprender. Além disso, promovem habilidades sociais essenciais, como interação, trabalho em equipe e construção de amizades”, afirma Thaissa.

A inclusão da arte nas vidas de crianças e jovens, independentemente de sua condição, é um investimento no futuro. “Por meio da criatividade e da expressão, as crianças aprendem a abraçar a riqueza da diversidade e a se conectar de maneira significativa com os outros. A arte atua como uma ponte para um mundo mais inclusivo, onde todos têm a oportunidade de florescer e compartilhar suas histórias únicas”, conclui.

Todas as atividades ocorrem no Espaço RedeT21, localizado na Rua Eden, número 352, na Vila Inah, São Paulo. Para obter mais informações e se inscrever, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 98299-6549.

Sobre a ONG Nosso Olhar

O embrião da Nosso Olhar foi um blog que surgiu com a chegada do Chico, em 2016. Chico nasceu com síndrome de Down (Trissomia21). A mãe, Thaissa Alvarenga, começou a escrever o blog e o projeto foi evoluindo até a criação da Nosso Olhar, em 2018. Hoje, a instituição tem mais de sete projetos, todos voltados para educação, esporte, cultura, sensibilização e conscientização. Thaissa Alvarenga colabora com a coluna da Mariana Kotscho, no UOL.

 

Next Post

Rinomodelação Definitiva: a revolução minimamente invasiva na estética facial

Oficinas de arte da ONG Nosso Olhar oferecem um espaço de inclusão e descoberta para crianças com deficiência intelectual e ocultas e em vulnerabilidade social A arte na vida de crianças e jovens, seja qual for sua condição, é fundamental. As oficinas de arte gratuitas oferecidas pela ONG Nosso Olhar […]

Subscribe US Now